IMG_0395.JPG

Quem Somos

Fundação Ana Pereira

A Fundação Ana Pereira - FAP é uma instituição particular de utilidade pública geral, dotada de personalidade jurídica, sem fins lucrativos e regendo-se pelos seus próprios estatutos, pelo seu regulamento interno e pelas leis vigentes no país.  

 

 

A FAP foi criada no dia 7 de Agosto de 2018 com a finalidade única de prestar auxílio às pessoas mais desfavorecidas na Guiné Bissau, implantando e propagando a corrente do bem como sua principal tarefa.

Para cumprir com esta finalidade, a FAP presta auxílio às pessoas mais desfavorecidas da Guiné Bissau, através da promoção e desenvolvimento de iniciativas de natureza social nos domínios da beneficência e solidariedade social e de natureza cultural e científica, nas áreas da educação, saúde e justiça.

 

A Fundação tem como objetivos estratégicos, os seguintes:

  • Prestar apoios aos alunos carenciados das escolas públicas que pretendem prosseguir estudos técnicos e/ou superiores;

  • Contribuir na melhoria do acesso ao conhecimento das meninas e mulheres carenciadas, melhorando sua qualidade de vida mediante a disponibilização de espaços sociais, educacionais e recreativos, incluindo a construção de uma biblioteca e criação de uma livraria;

  • Promover os direitos humanos de meninas e mulheres;

  • Proteger meninas e mulheres e combater a violência de género de que são alvo;

  • Contribuir na diminuição, senão mesmo na erradicação da subnutrição infantil e na proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho, etc.

 

Para fazer valer o seu estatuto de utilidade pública, a FAP considera imprescindível a conceção de estratégias e planos de ação baseada no trio Missão-Visão-Valores como um poderoso recurso para fazer a diferença, traduzindo-o na sua valência e/ou no seu propósito de intervenção.

 

VISÃO

 A Visão da FAP é ser uma instituição bem estruturada, credível e presente em toda a extensão do território nacional, utilizando eficazmente os recursos disponíveis para contribuir na melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas.

 

MISSÃO

 A missão da FAP é promover e proteger os direitos humanos das camadas mais desfavorecidas da população guineense, sobretudo mulheres e raparigas.

 

VALORES

 A FAP, desde a sua criação, continua sempre identificada com um conjunto de valores que reorientam as suas intervenções no terreno, incluindo o funcionamento interno e o relacionamento com os Parceiros Técnico-Financeiros e com as Comunidades beneficiárias, nomeadamente:

 

  • Trabalho de Equipa;

  • Integridade e honestidade;

  • Desenvolvimento de parcerias;

  • Transparência e prestação de contas

  • Respeito pela diversidade cultural e religiosa;

  • Promoção da inovação orientada para resultados, e,

  • Liderança na promoção e implementação da mudança.

 

 

A FAP é gerida por um Conselho de Administração, integrando os seus órgãos estatutários, um Conselho Consultivo e um Conselho Fiscal, sendo coadjuvado ainda por um Secretário-Executivo.

Deseja saber ainda mais sobre a Fundação Ana Pereira e os seus projetos? Baixe a brochura: